quarta-feira, 30 de outubro de 2019

A Igreja Presbiteriana de Vista Alegre, Curitiba/PR

...Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.
João 4:35

Leia  a 1ª postagem: "A Congregação Presbyteriana de Papanduva. Prudentópolis/PR", onde teve início uma parte significativa desta história.

Joaquim Nunes Ferreira oriundo de Papanduva, Prudentópolis/PR, é filho de Augusto Nunes Ferreira e neto de Joaquim Matheus Ferreira, cuja história está relatada na 1ª postagem deste blog.

Joaquim, foi o idealizador do projeto de plantação da Igreja Presbiteriana de Vista Alegre e juntamente com outros dedicados irmãos e pela vontade soberana de Deus, a igreja foi organizada.

Gertrudes Neves Ferreira, que cedeu a casa para o inicio dos trabalhos da Igreja de Vista Alegre era prima de Joaquim Nunes Ferreira, ela era filha de Jerônimo Leopoldo Ferreira, o primogênito de Joaquim Matheus Ferreira.

Joaquim Nunes Ferreira, participou do primeiro Conselho da Igreja, como vice-presidente do Conselho foi o primeiro dirigente da Igreja, responsável pelos Cultos e Superintendência da Escola Dominical.


Parque Vista Alegre em Curitiba/PR

A seguir o histórico da Igreja:

No dia primeiro de fevereiro do ano do nascimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de mil novecentos e cinquenta e três (01.02.1.953), no bairro da Vista Alegre (Mercês), em Curitiba/PR na casa da Dona Gertrudes Neves Ferreira, e por iniciativa do Sr. Joaquim Nunes Ferreira, iniciou-se um ponto de pregação da Igreja Presbiteriana de Curitiba, realizando-se um culto evangelístico dirigido pelo Rev. Oswaldo Soeiro Emrich, e estando presentes quase cem pessoas.

Semanalmente o trabalho continuou a ser realizado no referido local, sendo que no 11 de novembro do mesmo ano fez-se a primeira matricula na Escola Dominical da Igreja, como filial da Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Curitiba, sendo arrolados 16 alunos, com o número sempre crescente de presenças às reuniões dominicais nas reuniões subsequentes. 

No ano de 1.955 o Rev. Djalma Maingué e sua esposa Dona Jaira F. Maingué, cooperaram eficientemente na direção dos trabalhos presbiterianos da Vista Alegre, na Escola Dominical realizou-se com muito proveito, um concurso de pontualidade.

Diversas pessoas colaboraram no período de 1.953 a 1.957, na liderança dos referidos trabalhos em Vista Alegre, dentre os quais destacamos os seguintes: Sr. Ozias Ferreira do Nascimento, Sr. Neri Martins (com projeção de filmes), diácono Sr. Domingos de Souza, Sr. José Pessine, Sra. Gertrudes Neves Ferreira, Sr. Joaquim Silveira e o Diácono Sr. Reinaldo Carzino. O Sr. Joaquim Nunes Ferreira que, perseverantemente, atendeu aos interesses deste núcleo presbiteriano, ausentou-se de Curitiba, em 1.957, seguindo com a sua família para o Instituto Bíblico de Jacutinga, em Minas Gerais, a fim de melhor preparar-se para o trabalho de Cristo.

Jovens da União da Mocidade Presbiteriana de Curitiba prestaram valiosa colaboração à obra de evangelização na Vista Alegre, destacando-se os seguintes nomes: Acadêmicos Rose Marie Taggesell e José Luiz Pires, dando assistência médica a enfermos do Bairro, Esmilda Tavares e Oswaldo Henrique Hack, que não somente dirigiam as classes da Escola Dominical, como fizeram eficiente trabalho de visitação aos lares, levando-lhes noções de higiene e saúde, bem como ajudando a pessoas enfermas e idosas em seus cuidados domésticos.

O trabalho, nos anos 1.957 e 1.958, realizou-se, precariamente, em casa do Sr. José Ferreira da Luz, sendo dirigido pelos Sr. Joaquim da Silveira e Ozias Ferreira do Nascimento.

No ano de 1.959, a Igreja Presbiteriana de Curitiba, adquiriu o terreno para a sede da Congregação (valor cem mil cruzeiros), dando início, em setembro, a construção do salão de cultos.











Com o regresso do Sr. Joaquim Nunes Ferreira, em agosto de 1.960, assumindo a direção da Escola Dominical e Cultos regulares, consagrou-se à pregação da palavra de Deus, em treze de novembro de 1.960, o salão de cultos da Congregação Presbiteriana da Vista Alegre, em cerimônia presidida pelos Revs. Oswaldo Soeiro Emrich e Elcias Alves de Mello.

No ano de 1.961, foi criado o Conselho de Educação Religiosa, contando com a participação dos seguintes oficiais e professores da Escola Dominical: Sr. Nery Martins e esposa, Dona Maria de Lourdes Martins, Sr. Joaquim Nunes Ferreira e esposa, Sra. Djanira Ferreira, junto com os seus filhos Carlito e Joaquina, Sr. Daniel Oseas dos Santos, e a jovem Lucia F. Nascimento. No mesmo ano adquiriu-se o harmônio da Congregação (valor quarenta e seis mil cruzeiros), sendo iniciada a construção da casa pastoral, num grande esforço do dirigente da Congregação e alguns colaboradores, e com o auxílio financeiro da igreja mãe (igreja Presbiteriana de Curitiba).

Em 1.962 a Congregação adquiriu um projetor de filmes para o trabalho de evangelização, e foi concluída a Casa Pastoral, para a residência do obreiro leigo que está dedicando seu tempo integral à Congregação, Sr. Joaquim Nunes Ferreira.



 
Primeira igreja construída, ao lado a igreja atual. 

No corrente ano (1963), deu-se particular ênfase à preparação da Congregação para a sua organização em Igreja, com a colaboração do Rev. Oswaldo Soeiro Emrich, dedicando-se o Sr. Joaquim Nunes Ferreira também a um serviço de assistência social a enfermos e necessitados, fazendo a enfermagem domiciliar, com um trabalho correlato de evangelização e conforto espiritual dos lares visitados.

Um acréscimo ao templo está sendo ultimado, com os seguintes melhoramentos materiais para a igreja: Secretária, berçário e instalações sanitárias.
Pela organização da comunidade em Igreja Presbiterianas temos esperanças de que o mesmo Deus que nos tem dado tantas bênçãos continue a nos ajudar no presente e no porvir.

No dia 15 de novembro do corrente ano, em preparação para a sua próxima organização em Igreja, realizou-se um retro espiritual do qual participaram muitos membros da família presbiteriana local, tendo dirigido a parte devocional o Rev. Elcias Alves de Mello.

Constituindo-se em uma comunidade composta, quase em sua totalidade, de elementos residentes no bairro Vista Alegre, a Igreja adquire características próprias, devendo consolidar-se no cumprimento de sua missão neste bairro de Curitiba.

Curitiba, 16 de novembro de 1.963.

Ata nº 001 da Igreja Presbiteriana da Vista Alegre.

Aos dezesseis dias do mês de novembro do ano do Nascimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de mil, novecentos e sessenta e três, (16.11.1.963) as vinte horas, na Secretária do Templo Presbiteriano, sito a rua Batista Pessine, nº 735, no Bairro da Vista Alegre, em Curitiba, Paraná, reúnem-se a Comissão Organizadora nomeada pelo Presbitério de Curitiba para organizar em Igreja a comunidade presbiteriana desta localidade. Estavam presentes os Revs. Elcias Alves de Mello e Oswaldo Soeiro Emrich e os presbíteros Itaciano Marcondes e José Ivoboda. Foi eleito o secretário da Comissão o Presbítero José Ivoboda. Recebe-se do Presbítero Itaciano Marcondes, vice-presidente do Presbitério de Curitiba, a comunicação da resolução do presbitério para a organização da Igreja Presbiteriana da Vista Alegre em Curitiba, PR, bem como a indicação da comissão, aqui presente, para o devido fim. 

Do Conselho da Igreja Presbiteriana de Curitiba recebe-se as seguintes cartas de transferências dos membros comungantes e não comungantes que passarão a constituir a nova igreja: 

MEMBROS COMUNGANTES: 

Aderbal Nunes Barbosa, nascido em 28.09.1.908, em Curitiba/PR, alfabetizado, operário, casado com a Sr. Trancelina de Paula Barbosa; Anísio Ferreira do Nascimento, nascido em 22.10.1.939, em Prudentópolis/PR, alfabetizado, operário, solteiro; Antônia Rosa de Jesus, nascida em Curitiba/PR, á 20.11.1.934, alfabetizada, doméstica, casada com o Sr. Valdir Rosa de Jesus; Antônio Delfino do Espírito Santo, nascido à 08.10.1.931, em Campo Novo/PR (Tamandaré), alfabetizado, solteiro, calceteiro; Carlito Nunes Ferreira, nascido à 22.04.1.942, em Prudentópolis/PR, alfabetizado, militar, casado com a Sra. Margarida Ferreira; Celso Ferreira do Nascimento, nascido à 06.09.1.944, alfabetizado, servente, solteiro; Daniel Oséas dos Santos, nascido à 10.09.1.932, em Curitiba/PR, alfabetizado, tipógrafo, casado com a Sra. Mercedite dos Santos; Djanira Ferreira, nascida à 27.08. 1.923, em Prudentópolis/PR, doméstica, alfabetizada, casada com o Sr. Joaquim Nunes Ferreira; Domingos de Freitas, nascido à 02.02.1,924, em Taquaral/PR (Campo Largo), alfabetizado, operário, casado com a Sra. Jovina de Freitas; Elionora Santos, nascida à 24.12.1.920 em Curitiba/PR, doméstica, alfabetizada, solteira; Joaquim Nunes Ferreira, nascido à 21.02.1.921 em Papanduva, Prudentópolis/PR, alfabetizado, evangelista, casado com a Sra. Djanira Ferreira; Joaquina Nunes Ferreira, nascida à 12.06.1.947 em Prudentópolis/PR, alfabetizada, doméstica, solteira; José Ferreira da Luz, nascido à 17.07.1.898, em Campo Largo/PR, alfabetizado, lavrador, casado com a Sra. Maria Trindade da Luz; Jovina de Freitas, nascida à 12.02.1924, em Campo Largo/PR, alfabetizada, domestica, casada com o Sr. Domingos de Freitas; Lucia Ferreira do Nascimento, nascida à 11.06.1947, em Prudentópolis/PR, alfabetizada, domestica, solteira; Maria da Luz, nascida à 27.01.1.920, em Campo Largo/PR, alfabetizada, domestica, viúva; Maria Trindade da Luz, nascida em 1.900, em local ignorado, alfabetizada, domestica, casada com o Sr. José Ferreira da Luz; Mercedite dos Santos, nascida à 28.12.1.926, em Curitiba/PR, alfabetizada, doméstica, casada com o Sr. Daniel Oséas dos Santos; Ozias Ferreira do Nascimento, nascido à 22.10.1.927, em Prudentópolis/PR, solteiro, militar, alfabetizado; Pedro Eugênio da Silva, nascido à 18.04.1.918, em Castro/PR, alfabetizado, operário, casado com a Sra. Emília da Silva; Pedro Rosa da Luz, nascido à 10.07.1.942, em Três Córregos, Curitiba/PR, alfabetizado, mecânico, solteiro; Terezinha Machado de Jesus, nascida à 10.07.1.949 em Curitiba/PR, alfabetizada, doméstica, solteira; Valdir Rosa de Jesus, nascido à 29.04.1.933 em santa Catarina, alfabetizado, motorista, casado com a Sra. Antônia Rosa de Jesus. (Total – 23)

MEMBROS NÃO COMUNGANTES: 

Edison Machado, nascido à 29.09.1.948 em Paranaguá, sexo masculino, filho de Otavio Machado (falecido) e Antônia Rosa de Jesus, professa; Marcio Rosa de Jesus, nascido a 20.09.1955, em Curitiba/PR, sexo masculino, filho de Valdir Rosa de Jesus e Antônia Rosa de Jesus, ambos professos; Oswaldo Ferreira, nascido a 27.01.1.955 em Curitiba, sexo masculino, filho Joaquim Nunes Ferreira e Djanira Ferreira, ambos professos; Sérgio Ferreira do Nascimento, nascido à 26.02.1.961, em Curitiba, sexo masculino, filho de Mateus Ferreira do Nascimento (professo) e Maria do Nascimento; Roseli da Rosa, nascida a 19.11.1.959, em Curitiba/PR, sexo feminino; Rosa da Luz, nascida em Campo Largo, à 12.04.1.953, sexo feminino; Lindamira da Luz, nascida à 27.10.1.950, em Campo Largo, sexo feminino, filhas de João José Rosa e Maria da Luz, esta professa; Leda Leite, nascida à 31.12.1.958, em Curitiba/PR, sexo feminino, filha de Benedito Batista Leite e Juracy Ramos Leite; Roseli de Freitas, nascida à 23.11.1.962 em Curitiba/PR, sexo feminino; Maria Natalia de Freitas, nascida à 12.11.1.960, em Curitiba/PR, sexo feminino; Luiz de Freitas, nascido a 13.03.1.955, em Curitiba/PR, sexo masculino; Hamilton de Freitas, nascido à 13.08.1.958 em Curitiba/PR, sexo masculino, filhos de Domingos de Freitas e Jovina de Freitas, ambos professos; Neuza Maria dos Santos, nascida à 15.04.1.955, em Curitiba/PR. Sexo feminino; Nanci Gisele dos Santos, nascida a 10.08.1.962, em Curitiba/PR, sexo feminino; Jacir Ulisses dos Santos, nascido à 01.05.1.961, em Curitiba, sexo masculino; Gerson Luiz dos Santos, nascido a 06.09.1.957, em Curitiba/PR, sexo masculino; filhos de Daniel Oséas dos santos e Mercedite dos Santos, ambos professos. (Total 16). Assume-se jurisdição, a pedido, por escrito, sobre a Sra. Gertrudes Neves Ferreira, nascida à 27.03.1.906, em Prudentópolis/PR, doméstica, alfabetizada, casada, anteriormente arrolada na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, e que, desde o início da Congregação Presbiteriana da Vista Alegre tem participado das atividades da mesma. Marca-se a cerimônia da organização da Igreja Presbiteriana da Vista Alegre para as 20:30h, no templo local, que será presidida pelo Presbítero Itaciano Marcondes, e logo em seguida à mesma, a reunião da primeira Assembléia Geral Extraordinária da novel Igreja para a eleição dos seus oficiais, devendo ser presidida pelo Rev. Elcias Alves de Mello. Suspende-se a reunião da Comissão Organizadora às 20:15h, com uma oração pelo Rev. Oswaldo Soeiro Emrich, pastor da Congregação local, passando-se a reunião pública de organização da Igreja.

Ata nº 002 da Igreja Presbiteriana da Vista Alegre.

As vinte e trinta horas (20:30h) do dia dezesseis de novembro do ano do nascimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de mil, novecentos e sessenta e três (16.11.1.963), no templo presbiteriano de Vista Alegre, em Curitiba, iniciou-se a reunião de organização da Igreja local, com uma parte devocional dirigida pelo Rev. Oswaldo Soeiro Emrich, sendo lido o saldo 95, orando o Sr. Joaquim Nunes Ferreira (Dirigente da Congregação), e cantando-se o hino 480 (Salmos e Hinos). O Rev. Elcias Alves de Mello apresentou uma mensagem sobre o capitulo 1º da 1ª epistola do Apóstolo Pedro (1:16 a 2:10). 

Após a oração pelo Presbítero José Ivoboda, passou-se a cerimônia propriamente dita de organização da Igreja Presbiteriana de Vista Alegre. O Presbítero Otaciano Marcondes comunicou aos presentes a resolução do Presbitério de Curitiba, bem como os passos dados pela Comissão Organizadora para a presente organização, lendo a lista dos membros comungantes e dos membros menores que a constituirão a nova comunidade. 

Ditas as instruções sobre os privilégios e responsabilidades, bem como a natureza e finalidade da Igreja local, os membros presentes assumiram diante de Deus, o compromisso de praxe. 

O presidente declarou organizada a Igreja Presbiteriana de Vista

Alegre, em Curitiba, segundo a palavra de Deus e os princípios de fé e ordem da Igreja Presbiteriana do Brasil, em nome de Deus Pai, Filho e Espirito Santo. Após uma breve exortação à Igreja reunida foram convocados os membros presentes para participar da Assembleia Geral Extraordinária a reunir-se logo em seguida, para a eleição de seus oficiais (Presbíteros e Diáconos). As 21:15h, encerrou-se a presente reunião com uma oração pelo Rev. Oswaldo Soeiro Emrich.

OFICIAIS ELEITOS

O Primeiro Conselho da Igreja Presbiteriana de Vista Alegre, ficou assim constituído:

Presidente: Reverendo Oswaldo Soeiro Emrich;
Vice-Presidente: Presbítero Joaquim Nunes Ferreira;
Primeiro Secretário: Presbítero Daniel Oséas dos Santos;
Segundo Secretário: Presbítero Aderbal Nunes Barbosa;
Tesoureiro: Presbítero Ozias Ferreira do Nascimento.

Superintendente da Escola Dominical: Presbítero Joaquim Nunes Ferreira
Cultos regulares aos domingos a noite e as quintas feiras as 20h, sob a responsabilidade do Vice-Presidente do Conselho, Presbítero Joaquim Nunes Ferreira, com a colaboração do Pastor.

A primeira Junta Diaconal ficou assim constituída:
Presidente: Diácono Carlito Nunes Ferreira;
Diácono Pedro Eugênio da Silva;
Diácono Domingos de Freitas.



A FAMÍLIA CABRAL

Destaca-se a contribuição da família Cabral a IP de Vista Alegre, sempre uma grande força.

Na ata de número 6 (seis) do Conselho da Igreja, no dia 27/12/1.964, registra-se “...assume-se por jurisdição a pedido, o casal Eliaquim Cabral e Lourdes Souto Cabral.” Consta registro de que o casal já colaborava com os trabalhos da igreja a mais de 2 (dois) anos.

Na ata de número 7 (sete) do Conselho, reunião esta realizada no dia 10/01/1.965, registra-se: “... no dia 31.12.1.964, o Rev. Oswaldo Soeiro Emrich, em culto especial, batiza as crianças Athaide, Eliudes e Eliaquim Jr.”

Na ata de número 14 (quatorze) datada de 05/05/1.966, consta o seguinte registro: “...no dia 20/03/1.966, em culto solene dirigido pelo Rev. Oswaldo Soeiro Emrich, foi ordenado e investido em seu ofício o presbítero Eliaquim Cabral.”


Dona Lourdes, continua abençoando a igreja com a sua presença.



PASTORES

1.953, 1.954, 1.955, 1.956, 1.957, 1.958, 1.959, 1.960, 1.961, 1.962, 1.963, 1.964, 1965, 1.966 e 1.967.
Rev. Oswaldo Soeiro Emrich;

1.968, 1.969, 1.970 e 1.971.
Rev. Wesley Emmrich Werner;

1.972 e 1.973.
Rev. Elias Abraão;

1.974, 1.975 e 1.976.
Rev. Agenor Dias da Silva;

1.977, 1.978, 1.979, 1.980, 1.981 e 1.982.
Rev. Reinaldo Correa da Silva;

1.983.
Rev. Wesley Emmrich Werner,
Licenciado Vaelson Pedroso;

1.984, 1.985 e 1.986.
Rev. Vaelson Pedroso;

1.986.
Licenciado Agemir de Carvalho Dias;

1.987, 1.988, 1.989, 1.990 e 1.991.
Rev. Agemir de Carvalho Dias;

1.992 e 1.993.
Rev. Silas Jorge;

1.994, 1.995, 1.996, 1.997 e 1.998.
Rev. Wesley Emmerich Werner;

1.999.
Rev. Rubens Alexandre da Silva;

2.000.
Rev. Jorge Vieira;

2.001.
Rev. Rinaldo Peres Assunção;

2.002, 2.003, 2.004 e 2.005.
Rev. Gino Stori;

2.006.
Rev. Willian Nasar da Cruz,
Rev. Rubens Alexandre da Silva;

2.007, 2.008, 2.009 e 2.010.
Rev. Willian Nasar da Cruz;

2.011.
Rev. Fernando Eneias Monteiro;

2.012.
Rev. Fernando Eneias Monteiro,
Rev. Izaias Meireles;

2.013, 2.014, 2.015, 2.016, 2.017, 2.018, 2.019 e 2.020.
Rev. Izaias Meireles.

2.021.
Rev. Ricardo Tavares de Morais

2.022 e 2023.
Rev. Geremias da Silva Soares




Igreja hoje:

Conselho da Igreja:
Pastor: Reverendo Geremias da Silva Soares;
Vice-Presidente: Presbítero Niazy Ramos Filho
Secretário: Presbítero Reginaldo Nunes Ferreira
Presbíteros: Ernandes Flaurentino do Nascimento Fabiano Nunes Ferreira

Tesoureira: Ernandes Flaurentino do Nascimento
Junta Diaconal:
Presidente: Diácono Leocádio Eloy de Souza
Diácono Lucas Polli


Superintendente da Escola Dominical: Josele Nunes Ferreira

Cultos regulares aos domingos a noite as 19h, sob a responsabilidade do Reverendo Geremias da Silva Soares.
Professores da Escola Dominical, domingos as 9:30h:
Reverendo Geremias da Silva Soares
Presbítero Ernandes Flaurentino do Nascimento
Presbítero Niazy Ramos Filho
Presbítero Reginaldo Nunes Ferreira

Diácono Leocádio Eloy de Souza
Judite Carvalho
Fabiana Nunes Ferreira


Forças de integração

Conselheiro da UPH: Alfonso Czaplinski
Presidente da UPH: Diácono Leocádio Eloy de Souza
Secretário Presbítero Ernandes Flaurentino do Nascimento
Tesoureiro: Presbítero Reginaldo Nunes Ferreira

Conselheiro da SAF: Reverendo Izaías Meireles
Presidente da SAF: Sonia Regina Fernandes Meireles
Secretária: Gabriela Mainardes
Tesoureira da SAF: Soeli Maria Chyczy

Conselheira da UMP: Josele Nunes Ferreira
Presidente da UMP: Fabiano Nunes Ferreira
Vice-presidente: Denise Regina Meireles
Tesoureiro: Lucas Polli

Conselheira da UPA: Fabiana Nunes Ferreira
Presidente da UPA: Fabrícia Nunes Ferreira
Secretário da UPA: Fabrício de Abreu Nascimento
Tesoureiro da UPA: Jenifer Mainardes Damasio



A Deus toda honra e toda a glória.





Nenhum comentário:

Postar um comentário