sexta-feira, 25 de outubro de 2019

A Igreja Presbiteriana de Turvo/PR

Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.
Salmos 126:5,6

Leia  a 1ª postagem: "A Congregação Presbyteriana de Papanduva. Prudentópolis/PR", onde teve início uma parte significativa desta história.
Os recém-casados, Samuel Rodrigues Fiúza, vindo da Igreja Presbiteriana Central de Guarapuava/PR, onde foi a primeira criança a ser batizada e Cecília Ferreira Fiúza, vindo de Prudentópolis/PR, onde participava dos trabalhos presbiterianos iniciados pelo seu pai Joaquim Matheus Ferreira, que daria origem a futura Congregação Presbiteriana de Papanduva, naquele município, no ano de 1.913, vêm de mudança para a região que hoje chamamos de Turvo/PR.

Foram, juntamente com outros valorosos irmãos os pioneiros na organização desta tão amada igreja.

Acima (vídeo), cenas típicas da região.

Entre os anos de 1.913 e 1.920, Joaquina Maria Ferreira, viúva(*), juntamente com o seu filho mais jovem, Jayme Nunes Ferreira, mudam-se de Prudentópolis/PR, fixando, também residência na região de Turvo/PR. 

(*) Viúva de Joaquim Matheus Ferreira (falecido em 25/04/1.904).

No dia 14/06/1.914, o Rev. John Benjamin Kolb, batizou a primeira criança na localidade, no culto celebrado na casa de Samuel Rodrigues Fiúza. O batismo da menina Jéssica Rodrigues Fiúza, filha primogênita do casal Samuel Rodrigues Fiúza e Cecilia Ferreira Fiúza, foi um marco histórico de profunda importância para a formação da hoje próspera Igreja Presbiteriana de Turvo.

Foto atual dos primos, a esquerda Izaltino Rodrigues Fiúza (95 anos), filho de Cecília Ferreira Fiúza e a direita Adelino Nunes Ferreira (93 anos), filho de Jayme Nunes Ferreira. 

Dona Joaquina Maria Ferreira, foi promovida a glória no ano de 1.920.

No dia 10/07/1.924, em Palmeirinha, Comarca de Guarapuava/PR, Jayme Nunes Ferreira casa-se com Ocallina do Espírito Santo Ferreira.

No dia 20/11/1.938, Jayme Nunes Ferreira é eleito Presbítero na então organizada Igreja Presbiteriana de Turvo/PR, fazendo parte do primeiro conselho dessa igreja.


Floresta de Araucárias (Pinheiro do Paraná), no município de Turvo/PR

Vamos discorrer na sequência um belíssimo histórico elaborado pelo Reverendo Irany Marques, acerca dos primórdios da igreja.

É profundamente significativo o fato de que com todas as dificuldades existentes na área de transporte e oposição religiosa, a mensagem do evangelho tenha chagado ao Paraná e em Guarapuava em menos de 30 anos da chegada de Simonton ao Brasil. Isso só foi possível, em primeiro lugar, devido a multiforme graça de Deus em abençoar a obra e, em segundo lugar pela tenaz perseverança e consagrada dedicação dos pioneiros. Louvado seja Deus por isto.

PIONEIROS NA EVANGELIZAÇÃO DA LOCALIDADE DE TURVO/PR

No início do século passado, a região de Turvo era totalmente coberta de floresta. Diversas famílias adquiriram propriedade na região e se mudaram para cá com o intuito de colonizar as terras. O ganha pão de todos consistia na extração da madeira e erva mate e na formação de lavouras, especialmente de milho e feijão, além do plantio de outros alimentos. Dessas famílias vieram as que pertenciam as Igrejas Presbiterianas de Guarapuava, Manduri e Imbituva. Destacam-se as famílias de Samuel Rodrigues Fiúza (esposo de Cecília Ferreira Fiúza, filha de Joaquim Matheus Ferreira), Ernesto Rickli, Ernesto Arnoldo Rickli, Olympio Rodrigues de Oliveira, Eugenio Baptista Carriel, Gabriel Machado de Campos, Jaime Nunes Ferreira (filho de Joaquim Matheus Ferreira) e Jorge Naiverth.

Rev. John Benjamin Kolb

Para atender espiritualmente as famílias mencionadas, o Rev. John Benjamin Kolb, de extraordinária dedicação a causa do senhor, vinha realizar cultos na região. Fazia a viagem a cavalo, cobrindo uma distância de 45 quilômetros, por trilhas perigosas abertas na floresta. Estes cultos eram celebrados nas casas dos membros aqui residentes.
Em cultos celebrados nos lares de Samuel, Ernesto Rickli, Jorge Naiverth, Ernesto Arnoldo Rickli, Olympio Rodrigues, Gabriel Machado e João Vidal, vários outros batismos infantis e profissão de fé foram realizados, formando assim a base da membresia da Congregação Presbiterial e Igreja que, mais tarde iria se organizar. Além do pastor Kolb, outros pastores ataram na região após 1.921, destacando-se o Rev. Antônio Marques da Fonseca Junior e o Rev. Horold Henry Cook que realizaram vários batismos infantis e de adultos. Assim prosperava o grupo de crentes Presbiterianos que culminou com a organização da Congregação pelo Presbitério do Sul.


Paisagem tradicional de Turvo/PR, também chamada de Cidade dos Pinheirais.

CONGREGAÇÃO PRESBITERIAL

Com o desenvolvimento do trabalho, o grupo de irmãos da localidade evoluiu de ponto de pregação para Congregação de Igreja vinculada à Igreja Presbiteriana de Guarapuava. Considerando o entusiasmo e fidelidade dos irmãos, o Presbitério do Sul decidiu passar a Congregação para o Concílio organizando-a Congregação Presbiterial de Turvo no dia 25 de novembro de 1.928. A tarefa de cuidar desse rebanho foi designada ao Rev. Harold Henry Cook, juntamente com a Congregação Presbiterial de Faxinal dos Machados, organizada em 28/11/1.928. Ambas eram comunidades encravadas em região de mata fechada.  Os únicos transportes possíveis na ocasião era o cavalo ou a carroça de rodas de ferro, puxada por dois animais, muito comum na época, e até hoje usadas por alguns agricultores. A distância entre as duas Congregações era de 50 quilômetros. O pastor cuidaria da Igreja de Guarapuava, onde teria sua residência, e ainda ficaria responsável por outras congregações, de tal modo que levava cerca de um mês para atender a todo o campo até poder retornar para a sua casa.

Além do atendimento à sede, a Congregação prestava assistência a grupos de famílias residentes em lugares distantes da mesma. Deste modo, foram se estruturando congregações e pontos de trabalho nas localidades de 1) - Pinhal Fino, com as famílias de Alexandre Schulze e Frederico Augusto Schulze. 2) - Saudade e Buriti com as famílias de Eugênio Baptista Carriel, Olympio Rodrigues de Oliveira, Júlio Batista Ribeiro e Lino Guimarães Fiecker; Pitanga, as reuniões eram feitas nesse município a partir de 1.933, na localidade de Borboletinha com a família de João Batista Bráz e outros familiares na sede com a família de Acir Nunes Ferreira e mais tarde na região de Barro Preto, com a família de Germano Evaldo Neiverth.

Além do Pastor Cook, que teve o privilégio de organizar a Congregação Presbiterial e consagrar o primeiro templo no dia 28 de abril de 1.929, também merece destaque o Rev. Helcias Schlesky, que desenvolveu um bom trabalho pastoral à frente do rebanho.

Pela graça de Deus o trabalho prosperou e, após dez anos, o Presbitério organizou a Igreja Presbiteriana do Turvo no dia 20/11/1.938. Isso só não foi feito antes devido a grande dificuldade de se conseguir obreiros para atender o campo naquela época.

RELAÇÃO DOS MEMBROS DA CONGREGAÇÃO, ORGANIZADA EM 28/11/1.928.

Comungantes:

Adelina Bahls Ferreira, Alcides Teófilo Ribeiro, Angelino Eleutério da Luz, Benvindo José de Oliveira, Brasiliana Neves de Oliveira, Cecilia Ferreira Fiuza, Christina de Oliveira, Clara Henke Rickli, Durvalina Rosa da Luz, Ernestina de Oliveira, Ernesto Arnoldo Rickli, Ernesto Rickli, Eugênio Baptista Carriel, Firmina Eleutério de Oliveira, Francisca Carriel Ribeiro, Frederico Augusto Schulz, Frieda Rickli Naiverth, Gabriel Machado de Campos, Geniplo Correia Carriel, Idalina Ribeiro Carriel, Jaime Nunes Ferreira, Jessica Ferreira Fiuza, João Frederico Rickli, Jorge Naiverth, José Calixto de Oliveira, José Luiz de Souza, Loide Bahls de Campos, Luiza Bahls de Campos, Magdalena Ferreira de Oliveira, Maria Rosa Rickli Schulz, Nanny de Oliveira, Ocalina Ferreira, Olympio Rodrigues de Oliveira, Pedro Gonçalves de Campos, Samuel Rodrigues Fiuza e Vitalina Pires de Souza.

Não comungantes:

Adelino Ferreira, Alzira Pires de Souza, Anaíde Eleutério da Luz, Anísio Rodrigues de Oliveira, Anivaldo Gonçalves de Campos, Antenor Rodrigues Fiuza, Arthur Schulze, Augusto Rodrigues de Oliveira, Benjamin Santana de Oliveira, Carolina Pires de Souza, Cordolina Rickli Neiverth, Cornélio Rickli, Dalila Pires de Souza, Dorival Bahls de Campos, Edival Gonçalves de Campos, Eduardo Gonçalves de Campos, Elias Rickli, Elsa Rodrigues de Oliveira, Elvira Eleutério da Luz, Ernestina Eleutério da Luz, Ernestina Pires de Souza, Ernestina Ribeiro Carriel, Ernesto Rodrigues de Oliveira, Ewaldo Gonçalves de Campos, Felipe Paulo Rickli, Frida Elza Schulze Heck, Frida Gonçalves de Oliveira, Genezia Ferreira Fiuza, Geny Rodrigues Horst, Heitor Rodrigues Fiuza, Henrique Jorge Rickli, Izaltino Rodrigues Fiuza, Izauro Bahls de Campos, Izauro Rodrigues, Joaquina Ferreira Fiuza, José Geraldo Pires de Souza, Julia Gonçalves de Campos, Laudelino Rodrigues Fiuza, Lupercina Balhs de Campos, Lupercina Pires de Souza, Nercinda Pires de Souza, Odete Rodrigues de Oliveira, Osminda Pires de Souza, Roberto Rickli Sobrinho, Rosalina Ribeiro Carriel, Rosalino de Campos, Victor Nunes Ferreira, Virgilina Ribeiro Carriel e Zacarias Carriel Ribeiro.

ORGANIZAÇÃO DA IGREJA EM 20/11/1.938

Após avaliar o extraordinário progresso da Congregação, o Presbitério do Sul decide organiza-la em Igreja. O Rev. Adolfo Anders recebe esse

encargo, sendo designado em 1.937 para o pastoreio da nova Igreja. Os róis de membros da igreja na data da organização em 20/11/1.938 eram compostos de 91 membros comungantes e 104 membros menores. Eis as listas:

MEMBROS COMUNGANTES:

Adelino de Paula Neves, Albino Frederico Weber, Alcides Teófilo Ribeiro, Alfredo Rickli, Alice Ferreira, Amália Ana Rickli, Amália Rickli, Ana Rouver, Ana Vidal Veber, Andrelina Antunes Neves, Angelina de Paula Neves, Angelino Eleutério da Luz, Arnoldo Roberto Rickli, Artur Felipe Schulze, Balbina da Silva Ferreira, Benvindo José de Oliveira, Brasiliana Neves de Oliveira, Carolina Braz Konigsreuter, Cecília Ferreira Fiuza, Cerina Rosa de Godoy, Clara Elvira Hecke Rickli, Conrado Schneider, Cornélio Rickli, Ciristiana Horst Rickli, Dolores Ferreira, Dominga Santana Fernandes, Durvalina Rosa da Luz, Elias Ferreira, Elias Rickli, Ema Lidia Rickli, Ernestina de Oliveira, Ernestina Ferreira da Luz, Ernesto Arnoldo Rickli, Ernesto Rickli, Eugênio Batista Carriel, Felipe Paulo Rickli, Firmina Eleutério de Oliveira, Francisca Carriel de Oliveira, Francisca Carriel Ribeiro, Frederico Augusto Schulze, Fida Elza Schulze, Frida Rickli Naiverth, Gabriel Machado de Campos, Genésia Rodrigues Fiuza, Geniplo Correia Carriel, Geny Rodrigues de Oliveira, Geraldino de Paula Neves, Guilherme Horst, Guilherme Rouver, Henrique Kley Ferreira, Ida Schneider, Idalina Ribeiro Carriel, Jaime Nunes Ferreira, João Baptista Braz, João Frederico Rickli, Joaquim Antunes de Matos, Joaquina Rodrigues Fiuza, Job Baptista Braz, Jorge Naiverth, José Calixto de Oliveira, José Luiz de Souza, Jovina Ferreira, Laudelino Kley Ferreira, Laudelino Rodrigues Fiuza, Lindolfa Neves Braz, Loide Machado de Campos, Luíza Balhs de Campos, Madalena Ferreira de Oliveira, Manoel Lourenço Fernandes, Margarida Weber, Maria Cristina Vidal Veber, Maria Neves Ferreira, Maria Rosa Ferreira, Maria Rosa Rickli Schulze, Matusalém de Paula Neves, Moyses Baptista Brás, Neri de Paula Neves, Nestor de Paula Neves, Ocalina Ferreira, Olympio  Rodrigues de Oliveira, Otilia Baptista Braz, Pedro Gonçalves de Campos, Pedro Rosário da Silva, Querubim de Paula Neves, Querubina Subtil de Oliveira, Rosalino de Campos, Samuel Rodrigues Fiúza, Vicentina Ferreira Neves, Vilomina Frida Rickli, Virginia de Oliveira e Vitalina Pires de Souza.


MEMBROS NÃO COMUNGANTES:

Acir Nunes Ferreira, Adelino Nunes Ferreira, Alberto Augusto Schulze, Alfredo Carriel de Oliveira, Alfredo Subtil Ferreira, Alice Eleutério da Luz, Alice Mina Schulze, Ana Braz Konigsreuter, Alvino Kley Ferreira, Alzira Batista Carriel, Alzira de Souza, Anaíde Eleutério da Silva, Angelina Ferreira, Anivaldo Gonçalves de Campos, Antenor de Paula Neves, Antenor Rodrigues Fiúza, Ari de Paula Neves, Arildo Antunes de Matos, Arthur Schulze (*), Benjamin Santana de Oliveira, Calorinda de Oliveira, Carmelinda de Oliveira, Carolina de Souza, Carolina Nunes Ferreira, Claridina Carriel de Oliveira, Cordolina Rickli Naiverth, Cristina Balhs de Campos, Dalila de Souza, Davi Baptista Braz, David da Luz, Davina Carriel, Deamiro Carriel, Dídima de Campos, Durvina de Paula Neves, Edival Gonçalves de Campos, Ely Ferreira Fiuza, Elias Rickli (*), Elvira Eleutério da Luz, Erani de Campos, Ernestina Batista Carriel, Ester Batista Braz, Ester Fernandes, Fernando Arnoldo Veber, Fleury de Campos, Frida Rodrigues de Oliveira, Frida de Paula Neves, Frida Elza Schulze Heck (*), Geno Rodrigues de Oliveira (*), Gersolino da Silva Matos, Gustavo Alberto Rickli, Heitor Rodrigues Fiúza, Helena Kley Ferreira, Henrique da Silva, Henrique Jorge Rickli, Ione de Paula Neves, Iracema Rickli, Izaltino Rodrigues Fiúza, Izauro de Campos, Izolina Ferreira Fiúza, João Benvindo de Oliveira, Jorge Ernesto Rickli, Josias Rickli, Júlia Gonçalves de Campos, Laudelino Rodrigues Fiuza (*), Laoni Rouver, Leonor Neves Ferreira, Lúcia Ribas, Lupercina de Campos, Maria Eunice Konigsreuter, Milton Rubens Rickli, Nadir de Paula Neves, Nadir Kley Ferreira, Nathália Rickli, Nelson de Paula Neves, Nercinda de Souza, Nestor Rodrigues Fiúza, Noemi Fernandes, Noemi Rouver, Odete de Oliveira, Odete Kley Ferreira, Odila de Paula Neves, Odilon de Paula Neves, Olímpio Batista Carriel, Osminda de Souza, Osvaldo de Oliveira, Ovídio Nunes Ferreira, Paulo Batista Carriel, Paulo Naiverth, Pedro Rouver, Raul de Paula Neves, Raul Rickli, Roberto Rickli Sobrinho, Rosalina Antunes de Matos, Rosalina Batista Carriel, Rute Konigsreuter, Rute Rouver, Suzana Efigênia Rouver, Ubaldino Kley Ferreira, Virgilina Batista Carriel, Victor Nunes Ferreira, Waldomiro Carriel, Yolanda Souza dos Santos e Zaqueu Nunes Ferreira.
Nos termos da CI/IPB, processa-se a Assembleia da Igreja e se constitui o primeiro Conselho e a primeira Junta Diaconal da Igreja, compostos da seguinte forma:

CONSELHO DA IGREJA EM 1.938

Pastor: Rev. Adolfo Anders, Presbíteros: Ernesto Rickli, Jaime Nunes Ferreira, Jorge Naiverth e José Calixto de Oliveira.

JUNTA DIACONAL EM 1.938

Alfredo Rickli, Frida Rickli Naiverth e João Frederico Rickli.

Dada a presença significativa da Irmã Frida junto à Comunidade e no seio da Igreja, ela foi eleita diaconisa pela Assembleia e o Conselho Resolveu mantê-la na função. Seu trabalho foi uma benção.

O trabalho da igreja prossegui vitorioso no decorrer de sua história, tornando-se uma comunidade cristã de grande importância para a cidade conforme se pode ver no decorrer deste histórico.

PRESENÇA E TESTEMUNHO

A igreja, no decorrer de sua história, se fez presente e atuante no seio da comunidade local, com seu testemunho de fé e sua ação transformadora com a pregação do Evangelho de Cristo. Destacamos alguns pontos de suas atividades:

SETOR EDUCACIONAL

Para se avaliar a importância que a igreja oferecia à educação basta verificar que as três principais instituições de ensino oficiais existentes hoje, na sede do município, levam os nomes de pessoas ligadas à igreja.

Professora Frida Rickli Naiverth

Antes mesmo de se organizar a Congregação, os irmãos criaram em 1.923 uma escola primária para a educação de seus filhos, A primeira professora era a jovem Frida Rickli que, para atender a essa necessidade preferiu abandonar seus estudos no Instituto Cristão de Castro/PR, e se deslocar para o Turvo, a fim de ministrar aulas do Curso Primário às crianças locais. Neste mister, ensinava tanto os filhos dos crentes quanto os demais interessados. Era uma escola particular, pois o poder público ainda não tinha manifestado interesse em criar escola neste rincão do interior. Ela não cobrava mensalidade; a compensação pelas aulas era feita mediante algum tipo de trabalho prestado pelos alunos ou por seus pais, e às vezes mediante alguma criação que lhes era oferecida pelas famílias atendidas. Uma vez criado o município do Turvo, o poder municipal conferiu à irmã Frida Rickli Naiverth o título de cidadã honorária da cidade, em reconhecimento por seu grande trabalho educativo.

Alguns anos depois, esta escola passou a denominar-se Escola Evangélica, sendo reconhecida pelo Poder Municipal de Guarapuava/PR, que passou a nomear suas professoras e pagar os seus salários.

Professora Julieta Marins

A primeira professora designada foi a Professora Julieta Marins, que exerceu com muita eficiência as suas funções. E foi honrada com o título de Cidadã Honorária no Município do Turvo. Além dela, outras professoras atuaram nesta escola, entre elas a Professora Iremar Rickli Andrade, Cordolina Naiverth Horst e Eni Rickli Kultz.

Mais tarde, esta escola e também uma escola mantida pela igreja Católica foram desativadas e os alunos de ambas foram transferidas para o Grupo Escolar Estadual, criado pelo Governo do Estado do Paraná. 

Professora Edite Cordeiro Marques

Consagrada e dedicada serva do Senhor, foi professora e Diretora da maior escola da cidade. Faleceu em 15/05/1.974, decido a complicações pós-operatórias. Em homenagem à Professora Edite, o Grupo Escolar passou a denominar-se Escola Estadual Edite Cordeiro Marques. Com a ampliação das suas atividades, e nos termos da Legislação Educacional em vigor, passou a Colégio Estadual Edite Cordeiro Marques que já teve matricula anual de mais de 2 mil alunos. Edite era nossa valiosa cooperadora do trabalho pastoral.

Escola Municipal Frida Rickli Naiverth

Em face do crescimento da clientela escolar, houve o desdobramento do Colégio Estadual, transferindo-se os alunos do antigo Curso Primário (1ª a 4ª Séries) para a Escola Municipal recém-criada e cujo nome foi dado em homenagem a Professora Frida.

Escola Municipal Elias Abrahão

Dedicado Professor e Consagrado Pastor Presbiteriano que teve grande importância para a Educação Paranaense e para a Igreja Presbiteriana de nosso Estado.  Foi Secretário Estadual de Educação, Deputado Federal e Secretário do Meio-Ambiente na cidade de Curitiba. Foi Pastor da Igreja Presbiteriana de Curitiba e exerceu vários cargos no Sínodo Meridional, sendo mais de uma vez Presidente desse Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Faleceu em um acidente de transito na BR 277, entre Curitiba e Paranaguá. Com a criação de uma terceira escola na sede de Turvo, para atender ao aumento da demanda escolar, a Câmara Municipal homenageou este ilustre e consagrado servo de Deus nomeando a nova instituição de ensino de Escola Municipal Elias Abrahão.

GRUPO DE ESCOTEIRO JAVÉ NISSI

Visando fornecer princípios sadios à juventude, os jovens Nilson Rickli, Lucio Cordeiro Marques, Evaldo Halma e Nilce Rickli juntamente com outros líderes da comunidade local, organizaram um gruo de escoteiros que muito contribuiu para a educação sadia da juventude turvense.  Com a mudança de alguns destes lideres, o gruo acabou sendo desativado após funcionar por cerca de 10 anos. Recentemente outro grupo foi criado para atender a juventude local, mas com outro nome e outros jovens da igreja e da comunidade local, como a professora Lilia Cordeiro Marques Pilati, Professora Liliane Cordeiro Marques, Professora Marinês Josefina Schimith da Silveira, Luciane Fiúza Marques, Nilce Rickli, Valdir Halma, Professor Anselmo Pilati e o Professor Marcelo Eduardo de Araújo Malheiros. O novo grupo foi denominado Acaê em homenagem a uma ave abundante na região.

GRUPO DE TEATRO

A IP de Turvo tem a tradição de fazer teatro religioso. Atualmente este trabalho está sob a responsabilidade do Presbítero Alex Rickli e a irmã Miriam Rickli Host Barbosa que lideram a equipe de apresentações nas Congregações de Alvorada, Pitanga, Faxinal dos Machados, Saudade e Pinhal Fino. Nessas ocasiões, reunimos mais de 500 pessoas na sede para assistir as apresentações. Todos os anos as encenações são feitas com crianças, adolescentes e jovens e o auditório é sempre superlotado. Que Deus seja louvado por tudo!

CORAL DA IGREJA

Há mais de 60 anos que a IP de Turvo possui coral que além da efetiva participação nos cultos da igreja, leva a sua contribuição de louvor a outros lugares nas mais diversas solenidades. Já participou com elogios em encontro de Corais realizados pelas Universidade Centro Oeste, participou das solenidades de posses de prefeitos, solenidades de formatura, cultos especiais nas festas de aniversário da cidade, participou de cultos especiais nas IP de Ponta Grossa, Manduri, Imbituva, Prudentópolis, Pitanga e Igrejas de Guarapuava. A regente do coral é a Professora Isolde Rickli Eurick que cumpre sua tarefa com muito amor e dedicação a mais de 40 anos.

CULTO DA PRIMAVERA

A igreja instituiu o chamado Culto da Primavera para agradecer a Deus pelo dom maravilhoso da vida, reunindo as adolescentes de 15 anos para esta celebração especial. As reuniões visavam não apenas as jovens da igreja, mas procuravam incluir o maior número possível de moças de outras igrejas. As celebrações atraiam verdadeira multidão ao templo. No ano de 1.990, chegamos a ter 77 aniversariantes participando da festa e uma presença de cerca de 1.500 pessoas na celebração. Era três vezes a lotação do templo. A programação consistia da parte devocional com a pregação da palavra, presença de coral e outros números musicais e, após o culto, havia a solenidade do partir do bolo e da sessão de fotos para as jovens. Foram momentos sublimes de alegria, adoração e louvor a Deus.

CULTO DA COLHEITA

Estando a Igreja localizada em região rural, e boa parte de seus membros lidarem com lavoura, foi instituído o Culto da Colheita, a partir do pastorado do Rev. João Getúlio Sobjak. Visava essencialmente agradecer a Deus pela benção do produto da terra. A celebração é feita anualmente, nos meses de maio ou junho. Além da ampla programação espiritual, há a exposição de produtos advindo das famílias de agricultores e o oferecimento de almoço, de modo gracioso, a todos os presentes. As reuniões têm sido bem concorridas até como meio de evangelização, e reina muita alegria e espiritualidade nas mesmas.

ENCONTROS DA FAMÍLIA FIÚZA

Merece registro a realização dos Encontros da Família Fiúza, que já se realizaram quatro vezes em nossa igreja. A Família Fiúza estava presente no grupo dos membros fundadores da Igreja de Guarapuava, e de lá veio para o Turvo no início do século 20. Samuel Rodrigues Fiúza e Cecília Ferreira Fiúza (ela filha de Joaquim Matheus Ferreira), são os pais da primeira criança a ser batizadas aqui em Turvo, e na casa deles se realizavam os cultos. Como eles tiveram 12 filhos e vários de seus filhos tiveram família numerosa, a descendência deles é grande em nossa igreja e nas igrejas da região. O primeiro encontro acontecido em 2.008, reuniu mais de 600 pessoas. A média de presença nos demais encontros é sempre em torno de 500 pessoas.

A Celebração é feita com um Culto de Ação de Graças, e após o culto há o almoço fraterno não apenas para os membros da família, mas é oferecido para toda a Igreja. Dentre os filhos de Samuel e Cecília que ainda convivem conosco em Turvo e em outras cidades, temos: Izaltino Rodrigues Fiúza, Antenor Rodrigues Fiúza, Izolina Fiúza Alle, Ely Ferreira Fiuza e Hercy Fiúza Weber.

JUBILEU PASTORAL

Em 2.011, a Igreja promoveu um Culto Especial em Ação de Graças pelo Jubileu de ordenação pastoral de seu ex-pastor, Rev. Irany Marques. Houve ampla programação espiritual com a presença do Coral da Igreja, sob a regência da Professora Isolde Rickli Eurick, do Coral Infantil Mensageiros de Cristo, sob a regência da Professora Letícia Bonfim Schipper, do Grupo de Louvor, sob a liderança da irmã Janaina Salustiano da Silva do Grupo Guedes de Coreografia, liderado por Rubiany Rickli. O pregador convidado foi o Rev. Professor Alderi Souza de Matos. Várias homenagens foram prestadas ao pastor. A liturgia ficou a cargo do Pastor da Igreja, Rev. Miguel Munhoz Filho. Mais de 600 pessoas estiveram presentes. Após a parte espiritual, foi oferecido a todos um almoço fraterno.

NOMENCLATURA DE LOGRADOUROS PÚBLICOS

Em decorrência da parcela de membros da Igreja ter sido grande entre os colonizadores pioneiros da cidade, e da Igreja Presbiteriana ter se estabelecido no local cerca de 25 anos antes da instalação da Igreja Católica, muitas ruas e praças têm tido a denominação relacionada à fé Presbiteriana, como: Praça 31 de Outubro, em homenagem à Reforma; Rua Rev. Roberto Rickli Sobrinho; Revo. Haroldo Henry Cook, pastor que organizou a Congregação e consagrou o primeiro templo; Rua Dr. Otto Rickli; Rua Professora Julieta Marins, ex-membro da Igreja e primeira professora nomeada pelo Poder Público; Rua Ernesto Rickli; Rua Elias Ricki, Rua Samuel Rodrigues Fiúza, Rua Ocalina Ferreira, ex-membro da Igreja e esposa do Presbítero Jaime Nunes Ferreira; Rua Pedro Horst, pai de um Presbítero. O prédio da Prefeitura chama-se Edgar Rickli, ex-presbítero e ex-prefeito. A clínica de Fisioterapia chama-se Raul Rickli, ex-presbítero da Igreja e ex-vereador.

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL

A Comissão de Emancipação do Município, em 1.982, teve como Presidente o Pastor Irany Marques que, na oportunidade, exercia o segundo período de seu pastorado local. Na mesma comissão estava o Presbítero Raul Rickli.

Prefeitos e Vereadores: O Presbítero Edgard Rickli foi Prefeito da cidade, tendo desempenhado um excelente mandato. Os Presbíteros Antenor Rodrigues Fiuza, Raul Rickli e Onézimo Ferreira e os Diáconos Eraldo de Matos Oliveira e Renê Rickli, e o irmão Roberto de Oliveira, exerceram (ou exercem) o mandato de Vereador da Cidade.

Cargos e Funções especiais: Diversos cargos na administração Municipal e Estadual foram ocupados por pessoas da Igreja. Dentre eles destacamos: Chefe de Gabinete da Prefeitura – Onézimo Ferreira; Secretária Municipal de Educação – Professora Silvane Rickli Host Schneider; Diretores de Escolas – Professora Neiva Fiúza Marques, Professora Isolde Rickli Eurick e Professora Cleusa Krychak, Funções estaduais exercidas em épocas diferentes pelo Pastor da Igreja como Professor Estadual; Diretor do Colégio Estadual (14 anos), Documentador Escolar (11anos) e Diretor do Centro de Treinamento de Professores do Paraná – CETEPAR II, localizado em Santa Clara, Condói/PR (3anos). Juiz de Paz – Presbítero Silvio Horst.

Uso das dependências da Igreja: A Igreja tem colocado seu auditório à disposição da Comunidade turvense para a realização de eventos especiais como formaturas, solenidades especiais e assembleias de associações. Também é usado para a ministração de cursos de especializações, jantares, etc. Por vários anos suas salas foram usadas pelo estado do Paraná e Município de Turvo como locais para suprir a carência de salas nas instituições Estaduais e Municipais. A maioria dessas utilizações foi de forma gratuita, pois a Igreja visa, essencialmente prestar algum tipo de serviço à sociedade local.

Capela Mortuária: A Igreja sempre cedeu suas dependências, sem qualquer espécie de pagamento, para funcionar como Capela Mortuária, tanto para seus membros, quanto para as demais pessoas da Cidade.

EVANGELISMO E MISSÕES

A igreja exerce sua função evangelística e missionária prestando ajuda financeira à obra missionária oferecendo ajuda financeira à obra missionária do Presbitério e das Juntas de Missões da Igreja Presbiteriana do Brasil. Participou ativamente na manutenção de trabalhos missionários supervisionados pela Junta de Missões do Presbitério em diversos pontos de trabalho, destacando-se no apoio especial ao trabalho em União da Vitória e no Estado do Rio Grande do Sul. Cooperou e ainda coopera com a obra missionária nas cidades de Altamira do Paraná, Laranjeiras do Sul, Nova Tebas, Santa Maria do Oeste, Boa Ventura de São Roque, Quedas do Iguaçu, Laranjal, Palmital e Pitanga. Nesta última já houve a organização da Igreja.
Fora as cidades citadas acima, a igreja tem cooperado para manter trabalhos nas localidades onde residem os membros da Igreja Presbiteriana de Turvo. Eis a relação das localidades com seus respectivos apoiadores e ou responsáveis no decorrer de sua história, pois a maioria deles já foi promovida à Igreja Triunfante: Alvorada, Nova Tebas/PR - Theodoro dos Santos; Arvoredo – Generoso Stadler; Banhado Vermelho – Amany de Almeida Fiúza e Ozias Ferreira de Campos; Buriti – Lino Guimarães Fieker; Faxinal da Boa Vista – Éolo Silvestre; Rio dos Vieira, Prudentópolis/PR – Abrão Ferreira de Campos; São Francisco, Guarapuava/PR – Roberto Ribeiro de Almeida; São Jerônimo – Presbítero Erondi Weber; Saudade – Diácono Elias Carriel.

OBREIROS ORIGINADOS NA IGREJA PRESBITERIANA DE TURVO

No decorrer de sua história, nossa Igreja tem fornecido diversos obreiros para a Seara do Senhor. São homens e mulheres, membros de nossa Igreja, que se sentiram chamados para a obra do Senhor e colocaram sua vida a serviço do Mestre. 
São eles:

Rev. Roberto Rickli Sobrinho, de saudosa memória que pastoreou as Igrejas de Foz do Iguaçu/PR, Betel e Morro Alto, essas duas em Guarapuava/PR, empenhando-se de modo especial em servir a Deus na liderança dessas igrejas. Sua vida foi ceifada pelo Senhor no ano de 1.977. Foi um líder na obra Presbiteriana de nossa região, que muito contribuiu para a expansão do Reino de Deus. Era um ardoroso defensor da obra missionária. Sua esposa, irmã Hilda Horst Rickli é ativa colaboradora da Igreja Presbiteriana Betel, de Guarapuava/PR.

Rev Milton Rubens Rickli, também de saudosa memória, consagrado e admirado servo do Senhor que atuou como missionário evangelista em todo o Oeste e Sudoeste do Paraná, ministrando a Palavra do Senhor, especialmente aos jovens. Trabalhou ativamente no setor de missões da antiga RORIP e entidades que a sucederam como o CETRO (Centro de Treinamento de Obreiros), e o Seminário criado em Guarapuava. Ordenado Pastor, dedicou especial atenção ao Pastoreio das Igrejas de Coronel Vivida/PR e Bonsucesso, em Guarapuava/PR. Sua vida foi uma benção extraordinária para a causa do Reino de Cristo, tanto no Presbitério do Iguaçu, quanto em outras regiões do Brasil. Foi um ardoroso defensor da Obra Missionária no Sul do País.

Evangelista Odá Leonor Rickli, esposa do Revo. Milton, que tem sido uma continuadora fervorosa e dedicada da Obra do Reino de Deus que exercia seu esposo e que ela, com a graça de Deus, persiste realizando. Sua atuação se prende mais a Igreja Presbiteriana Bonsucesso de Guarapuava/PR, mas colabora significativamente com outras igrejas. Em 2.013 cooperou o ano inteiro com a Igreja Presbiteriana de Pitanga/PR.

Rev. Isauro Carriel, servo de Deus que atuou no Presbitério, destacou-se como Pastor da Igreja Presbiteriana de Foz do Iguaçu/PR e Secretário Executivo do Presbitério do Iguaçu. Transferiu-se para trabalhar em Mogi-Guaçu/SP, desempenhando excelente ministério e onde reside até hoje como Ministro Jubilado.

Evangelista Dalziza de Fátima Milczwaky, sentindo-se vocacionada por Deus, foi estudar no IBEL, em Patrocínio/MG. Após a formatura, permaneceu em Minas Gerais, trabalhando na Obra do Senhor como evangelista.

Professora Ivone Shulze Paiva, após trabalhar com tempo em Turvo como professora, sentido o chamado de Deus foi para a cidade de Patrocínio/MG, cursar o IBEL. Após a formatura trabalhou em Minas Gerais, Brasília, São Paulo e atualmente atua na Obra do Senhor em nossa região. É esposa do Revo. Waldiney Cândido Paiva, Pastor da Igreja Presbiteriana de Guarapuava/PR.

Evangelista Erondi Weber, vocacionado pelo Senhor partiu para Minas Gerais, onde fez o curso do IBEL, na cidade de Patrocínio. Trabalhou algum tempo em Minas Gerais e voltou para o Turvo onde atua como evangelista da Igreja. Dedicou toda a sua vida à Obra de Deus. Sua presença em nosso meio tem sido uma bênção extraordinária.

Evangelista Clacy Bueno de Camargo, vocacionada pelo Senhor dedicou sua vida a serviço do Reino de Deus. Após trabalhar algum tempo como evangelista da igreja, mudou-se para o estado de São Paulo dando sequência ao seu trabalho como missionária.

Rev. Roberto Cesar Fiúza Alle, Pastor da Igreja Evangélica do Cristianismo Decidido e que trabalha há anos com tribo indígena, atualmente é pastor em Pontal do Paraná/PR.

PASTORES E OFICIAIS

Atuaram no pastoreio da Igreja os seguintes ministros:

Rev. John Benjamin Kolb, pioneiro na evangelização de Turvo/PR. Realizou, no dia 14 de junho de 1.914, o primeiro batismo na localidade. No culto realizado na casa do irmão Samuel Rodrigues Fiúza, em Arvoredo, batizou a menina Jéssica Rodrigues Fiúza, filha de Samuel e Cecília Ferreira Fiúza. A partir desta data, realizou vários cultos e celebrou batismos de crianças e adultos. Este dedicado servo do Senhor era pastor da Igreja de Guarapuava, mas atendia a toda a região, abrangendo as cidades de Joaçaba e Xanxerê, hoje pertencentes ao estado de Santa Catarina e que, na época era território de Guarapuava/PR. Atendia também Palmas, Prudentópolis (Sede, Manduri e Papanduva) e Imbituva, além da Região de Turvo.

Rev. Antônio Marques da Fonseca Júnior, obreiro natural do Rio de Janeiro e que esteve pastoreando Guarapuava em 1.925. Era um dos pastores pioneiros, realizou batismos em Turvo, dentre eles o de Izaltino Rodrigues Fiúza, batizado na localidade de Arvoredo, em culto celebrado na casa de seus pais, Samuel e Cecília Ferreira Fiúza, em 17 de agosto de 1.925.

Rev. Harold Henry Cook, organizador da Congregação Presbiterial em 25 de novembro de 1.928, a que atuou à frente da mesma até 1.931. Em 28 de abril de 1.929 consagrou ao Senhor o 1º Templo edificado para a adoração a Deus, em Turvo/PR. Também organizou a Congregação Presbiterial dos Machados, em 28 de novembro de 1.928.  Realizou também batismos em Turvo/PR, dentre eles o batismo de Acir Nunes Ferreira, filho de Jaime Nunes Ferreira e Ocalina Ferreira. Ele atendia todo o campo da região de Guarapuava. Usando cavalo ou carroça, levava, às vezes, um mês fora de casa para poder atender as demandas da obra do Senhor. Realizou um extraordinário trabalho pastoral em diversas igrejas do Paraná. Depois se mudou para o ESTADO do Rio de Janeiro, pastoreando igrejas ali e viajando para todos os estados do Brasil pregando a Palavra de Deus e divulgando o jornal oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil em todo o país. A Igreja de Turvo/PR, concedeu a este obreiro o título de Pastor emérito, entregando-lhe um diploma, na cidade do Rio de Janeiro, através do Professor Neighbour Seth Silva, consagrado escritor, na época membro de nossa igreja. O Rev. Cook faleceu aos 101 anos, após abençoado e frutífero ministério.  

Rev. Luiz L.A. César, 1.931 – 1.932;

Rev. Armando Penaforte Amorim, 1.932 – 1.933;

Rev. Helcias Schlesky, 1.934 – 1.936;

Rev. Adolfo Anders, 1.937 – 1.942. O Revo. Adolfo foi designado pelo Presbitério do Sul em 1.937, com a incumbência de organizar a Congregação em Igreja e ficar como pastor da mesma. Trabalhou seis anos no pastoreio da Igreja do Turvo/PR. Foi um período bem significativo na história da nova igreja. Coube a ele a estruturação da Igreja recém-organizada.

Rev. Genésio Boamorte, 1.942 – 1.943;

Rev. Aureliano Lino Pires, 1.943 – 1.945;

Rev. Martinho Rickli, 1945 – 1.946; 1.947. Dedicado servo de Deus que atuou como pastor da Igreja em várias oportunidades, sendo uma grande benção o seu pastoreio. Em 24 de julho de 1.977, a Igreja conferiu ao consagrado pastor o título de Pastor Emérito.

Rev. Heinz Newmann, 1.946 – 1.947. Zeloso servo do Senhor, tratava com muita seriedade e dedicação ao trabalho pastoral. Suas atas confeccionadas com muito capricho são verdadeiras obras de arte.

Rev. Higino Bento Santos, 1.947 – 1.957. Servo de Deus que fez significativo pastorado à frente da Igreja. Durante o seu ministério local foi inaugurado solenemente o 2º Templo, em concorrida reunião em 13 de janeiro de 1.952. Estiveram presentes na inauguração os seguintes pastores: Rev. Oswaldo Soeiro Emrich, Presidente do Presbitério do Sul e Pastor da Igreja Presbiteriana de Curitiba/PR, que foi o pregador do culto; Rev. Martinho Rickli Secretário do Concílio, Rev. Walder Steffen, Secretário Executivo; Rev. Davi Azevedo, Vice-Presidente e Rev. Higino, pastor da Igreja local.

Rev. Alcides Augusto de Matos, 1.954 – 1.968; 1.979; 1.981. Pastor que trabalhou na Igreja durante 14 anos com muita eficiência e zelo. Ao lado da esposa, Professora Déris Souza de Matos, realizava excelente trabalho, procurando com muita seriedade e dedicação cumprir seus deveres pastorais. Zelou por manter os róis de membros em dia, fazer com clareza a lavratura das atas do Conselho de modo primoroso e fiel. Ao ser jubilado, a Igreja lhe conferiu o título de Pastor Emérito, em 26 de abril de 1.987.

Rev. Acir Rickli, 1.969 – 1.971. Desempenhou com muita fidelidade a sua função pastoral no templo em que trabalhou à frente da Igreja.

Rev. Irany Marques, 1.972 – 1.979. Natural de Bom Jesus de Itabapoana/RJ, casou-se com a Professora Edite Cordeiro Marques. Após o falecimento desta, casou-se novamente, em 28 de junho de 1.975, com a Professora Neiva Fiúza Marques. Do primeiro enlace matrimonial teve quatro filhos: Liliane, Lucio, Lília e Lucia Cordeiro Marques. Do segundo casamento teve mais três filhos: Luciano, Luciana e Luís Paulo Fiúza Marques. Obreiro que exerceu o mais longo pastorado à frente da Igreja, promoveu a construção do atual templo em alvenaria, consagrado em 24 de julho de 1.977.

Rev. Samuel La Banca, 1.980. Durante o pastorado do Revo. Samuel foi feita a construção da Casa Pastoral, no terreno da Igreja.

Rev. Irany Marques, 1.982 – 1.991.  No segundo período pastoral, o Revo. Irany encetou a campanha para a construção do Centro Comunitário para educação religiosa e para servir à comunidade local, inaugurado parcialmente em 1.990. A conclusão final da obra acontece no pastoreio do Rev. João Getúlio Sobjak.

Rev. Laudionor Antônio Vieira, 1.983. Atuou como pastor auxiliar a pedido do Presbitério, tendo sido um valioso colaborador no pastoreio do rebanho.

Rev. Júlio Ignácio Cardoso, 1.987. Este consagrado servo do Senhor atuou como pastor auxiliar do Revo. Irany Marques, durante o ano de 1.987.

Rev. Ely Roberto Coture, 1.992 – 1.993.

Rev. João Getúlio Sobjak, 1.994 – 2.005. Obreiro que teve o privilégio de fazer o Curso do IBEL. Atuou vários anos como Evangelista do Presbitério. Uma vez ordenado Pastor, trabalhou na Igreja Presbiteriana de Pato Branco e Coronel Vivida. Foi pastor da Igreja Presbiteriana Bonsucesso, em Guarapuava/PR. Veio para a Igreja Presbiteriana do Turvo/PR, em 1.994, e aqui realizou um abençoado pastorado. Durante seu pastorado foram concluídas as obras do Centro Comunitário, com o acréscimo da rampa de aceso e de uma excelente churrasqueira. Houve melhorias na quadra esportiva e o terreno da Igreja foi todo cercado. Instituiu a celebração do Culto da Colheita, celebrado anualmente em agradecimento a Deus pelas bênçãos dos frutos da terra. Manteve o bom relacionamento com a administração Municipal e com outras igrejas cristãs. Enfim fez um bom pastorado sem desviar do zelo bíblico para com o rebanho, e positivo relacionamento com as outras pessoas.

Rev. Walder Rickli. A convite do Pastor João, o Rev. Walder trabalhou com seu auxiliar em Turvo durante cinco anos, realizando extraordinário trabalho de visitação às famílias e de apoio às congregações da Igreja. Seu ministério foi uma bênção para todos. Contava sempre com a participação de sua consagrada esposa, irmã professora Íris Schneider Rickli, em todas as atividades da Igreja e, especialmente, como regente do Coral Infantil e professora de música.

Rev. Alfredo Terras, 2.006 – 2.010, obreiro zeloso no exercício de suas funções e com a prática dos princípios bíblicos. Em seu tempo houve o incentivo para a formação dos Grupos Familiares, de grande proveito para o crescimento espiritual e amadurecimento na fé para todos os membros do rebanho do Senhor.

Rev. Welinton Mehret. Pastor auxiliar do Revo. Alfredo. Realizou significativo trabalho pastoral de apoio em todas as atividades da Igreja.

Rev. Miguel Munhóz Filho, 2010 – 2012. Mesmo passando pouco tempo no pastoreio da Igreja, deixou as marcas de seu zelo para com a obra do Senhor. Criou o curso de Teologia para a preparação de líderes, que foi uma grande benção para a Igreja.

Evangelistas:

A maioria dos Evangelistas posteriormente foram ordenados pastores, mas na Igreja Presbiteriana de Turvo/PR, atuaram nessa função. Deixamos de comentar o trabalho de cada um a seguir relacionados, mas registramos que todos fizeram bom trabalho e cumpriram a contento a missão que lhes foi confiada: 
1)- Rev. Alencar Garcia Lotero; 
2)- Rev. Alex Calixto dos Santos; 
3)- Rev. Cícero Ferreira de Lima; 
4)- Evangelista Clacy Bueno de Camargo; 
5)- Rev. Edson Miguel Rodrigues; 
6)- Evangelista Erondi Weber; 
7)- Rev. Irineu Marques; 
8)- Professora Ivone Z. Rodrigues; 
9)- Rev. João de Oliveira; 
10)- Licenciado João Marcos Hilgenberg; 
11)- Rev. José Luiz de Mello Pitta; 
12)- Rev. Lucimar Manuel Vieira; 
13)- Pr. Mário Pereira da Natividade; 
14)- Evangelista Pedro Jonsson de Campos; 
15)- Rev. Renato Abadio Romão; 
16)- Rev. Roberto Cosme dos Santos; 
17)- Evangelista Themis M. Camargo Dias; 
18)- Evangelista Wanderley Paganini.

Presbíteros que atuaram no decorrer da história da Igreja:

1)- Ademir Correia; 
2)- Ademir Rickli; 
3)- Afonso Horst; 
4)- Altevir Seling; 
5)- Antenor Rodrigues Fiúza; 
6)- Arno Rodrigues Fiúza; 
7)- Conrado Schneider, emérito; 
8)- Davi Weber; 
9)- Edgar Rickli; 
10)- Elias Rickli; 
11)- Elizeu Fernandes de Medeiros; 
12)- Eloir Rickli; 
13)- Ernesto Rickli; 
14)- Erondi Weber; 
15)- Evaldo de Oliveira Andrade; 
16)- Fabio de Aragão Kluthcowsky; 
17)- Fernando Arnoldo Veber; 
18)- Guilherme Horst; 
19)- Henrique Jorge Rickli; 
20)- Hilton Rickli; 
21)- Hudson Schuberth Sobjak; 
22)- Itamar Veber Rodrigues; 
23)- Jaime Nunes Ferreira; 
24)- Jorge Naiverth; 
25)- José Batista Lopes; 
26)- José Calixto dos Santos; 
27)- Mateus Bahls de Campos; 
28)- Matheus Machado; 
29)- Nelson de Oliveira; 
30)- Nilson Rickli; 
31)- Onézimo Ferreira; 
32)- Osvaldo Rickli; 
33)- Paulo Naiverth; 
34)- Paulo Vilson Eurick; 
35)- Pedro Izidoro Ferreira; 
36)- Raul Rickli; 
37)- Roberto Rickli Sobrinho; 
38)- Romildo Nunes Ferreira; 
39)- Rosney Rickli; 
40)- Rui da Rocha Barbosa; 
41)- Samuel Rodrigues Fiuza e 
42)- Silvio Horst.

Diáconos que atuaram no decorrer da história da Igreja, exceto aqueles que exerceram também, posteriormente o Presbiterato:

1)- Agenor Telles de Andrade; 
2)- Alfredo Rickli; 
3)- Arnoldo Roberto Rickli; 
4)- Benôni Weber Fiùza; 
5)- Carlos Correia Kuachinhak; 
6)- Carlos Rickli; 
7)- Davi Weber; 
8)- David de Lima; 
9)- Edison Fiúza Veber; 
10)- Edivaldo de Andrade; 
11)- Edson Douglas Röesler; 
12)- Elias Carriel; 
13)- Ernesto Schneider; 
14)- Evandro Moreira Rodrigues; 
15)- Frida Rickli Naiverth; 
16)- Gerson Rodrigues Fiúza; 
17)- Izaltino Rodrigues Fiúza; 
18)- João Frederico Rickli; 
19)- João Frederico Schneider; 
20)- João Samuel Rodrigues Fiúza; 
21)- Jorge Ernesto Rickli; 
22)- Josias Rickli; 
23)- Levi Vidal de Almeida; 
24)- Lineu Fiúza Veber; 
25)- Olympio Rodrigues de Oliveira; 
26)- Pedro Jonsson de Campos; 
27)- Romeu Weber Fiúza; 
28)- Walter Schulze.

IMÓVEIS DA IGREJA

A igreja está situada entre a Rua Vereador Renê Rickli e a Rodovia Estadual PR 466. Possui uma área de 10.000 metros quadrados, onde está o seu terceiro templo, inaugurado 2m 1.977, edifício de educação religiosa com 16 salas, auditórios para 600 pessoas e equipado com palco, cozinha, instalações sanitárias e uma churrasqueira. O prédio tem 3 andares e possui casa pastoral, estacionamento, parque infantil e uma quadra esportiva. É uma área excelente e que é largamente usada para retiros diversos e congressos.

A igreja possui um cemitério, aliás, o mais antigo de Turvo/PR. Nele são sepultadas as pessoas relacionadas com a nossa igreja e também membros de outras igrejas evangélicas. Não há restrições quanto ao sepultamento de pessoas da Comunidade Católica. Não se cobra nenhuma taxa para seu uso.

A IGREJA DE HOJE (2.014)

Pessoal da administração e Pastoreio, Conselho da Igreja.

Pastor: Rev. Carlos André Batista de Barros, que está no segundo ano do seu pastorado à frente da Igreja. Executa excelente trabalho que vem agradando ao rebanho, pois para ele tem sido uma benção.

Colaborador: Rev. Odair Martimiano Dias, Ministro Jubilado que vem prestando sua valiosa colaboração à obra de pastorear o rebanho do Senhor na cidade.

Ministro jubilado: Rev. Irany Marques.

Evangelistas: Presbítero Erondi Weber e Themis Martins Camargo Dias, ambos realizando excelente trabalho de apoio ao pastorado da igreja, prestando inestimável colaboração às Congregações, Sociedades Internas e grupos familiares.

Presbíteros: Arno Rodrigues Fiúza, Carlos Schneider, Daniel Scheigert Weber, Émerson Ribeiro de Campos, Eloir Eurick, Hudson Schuberth Sobjak, Juarez José Bettega, Otto Roberto Rickli e Sérgio Augusto Schneider.

Diáconos: Aroldo Moreira Matias, Cláudio Schneider, Eraldo Mattos de Oliveira, Henrique Horst Rickli, Marcos Schneider, Nilson Rickli, Olegário Pinheiro de Lima, Orlei Ferreira, Paulo Vilson Eurich, Professor Roberto Fiuza Matias e Silas Brás Ramos.

Diretoria da Escola Dominical: Coordenadores – Miriam Rickli Horst Barbosa e Elis Cristina Horst Matias. Superintendência: Dra. Sandra Baroni Sobjak, Presbítero Arno Rodrigues Fiúza e Presbítero Sérgio Augusto Sobjak.

Coral da Igreja: Regente Professora Isolde Rickli Eurick. Conselheiro Presbítero Eloir Eurick.

Sociedade Auxiliadora Feminina: Em 2.010 a SAF completou 60 anos, promoveu animada programação, destacando a presença das sócias mais antigas e fundadoras da entidade. Diretoria: Conselheiro Rev. Carlos A. B de Barros. Presidente: Vanessa Eurick. SAF – Departamentos e relatoras: Amor: Demaris Weber; Cristiana: Rose M. Rickli; Edite: Zilda Rickli Rodrigues; Vitória: Helena Weber; Ana: Ilda Heide S. Rickli; Fidelidade e Dorcas: Alair I. Bonfim; Progresso: Marciele K. Almeida.

União da Mocidade Presbiteriana: Conselheiro: Rev. Odair M. Dias e Sra. Têmis. Presidente: Janaíne Salustiano da Silva.

União Presbiteriana de Adolescentes: Conselheiros: Adriano e Valdete.

União de Crianças Presbiterianas: Conselheira: Nilce Rickli. Presidente: Gabriela de Almeida Nolli.

Grupo de Louvor:

Coral Infantil Mensageiros de Cristo: Conselheiras: Thalita e Dirlane.

Grupos Familiares: Estes grupos instituídos a partir do pastorado do Rev. Alfredo Terras, se reúnem semanalmente ou quinzenalmente conforme a realidade de seus participantes, para estudas a Palavra de Deus e manter um círculo de oração entre as famílias participantes. Eles têm sido uma extraordinária benção par o crescimento espiritual da igreja. Relatores: Água Viva: Olegário P Lima; Amigos de Cristo: Neucinda F. Nascimento: Unidos Venceremos: Silvana Weber, Herdeiros do Reino: Arno Rodrigues Fiúza; Unidos em Cristo: Erondi Weber; Vencendo em Cristo: Adilson Moraes; Monte Sinai: Juarez J. Bettega; Ebenezer: Sandra Barone; Mensageiros da Verdade: Têmis. M;C; Dias; Esforço Cristão: Erondi Weber; Aliança: Alecsandro Rickli; Amizade: Erondi Weber; Firmes na Fé Erondi Weber.

Grupo Guedes: Grupo de jovens para apresentação de coreografia, visando acima de tudo a Glória de Deus. É uma oportunidade valiosa que se oferece aos jovens par louvar ao senhor com seus talentos e suas vidas.

Setor de Áudio e Vídeo: Elisangela Rickli Schneider e Professor Jocemar de Proêncio.

Róis de membros em 31/12/2.013: Comungantes 520; Menores 183

Zeladoria: Zerli Machado

Secretaria da Igreja: Noemi Schneider Fiúza.

Turvo, 7 de abril de 2.014

Rev. Irany Marques
Ministro Jubilado

Nenhum comentário:

Postar um comentário